Soluções FarmaVax UFMG
As soluções são os serviços que a FarmaVax UFMG consegue oferecer e realizar para as empresas interessadas em se desenvolver.
Plataformas diversas
Dentro da unidade existem mais de cinco plataformas que
se destacam na realização de pesquisa e de inovação industrial de alto nível
Acúmulo de conhecimento
Todas as soluções promovidas pela FarmaVax UFMG são baseadas em uma metodologia acadêmica, Know-how e ciência pura e aplicada tudo em prol do real crescimento das indústrias brasileiras
Plataformas
Devido à alta gama de competência que os diversos centros oferecem, o escopo de atuação da FarmaVax é abrangente, englobando diversas plataformas tecnológicas.
Segundo o manual de Oslo, pode-se destacar a definição da gestão de PI como sendo decisões estratégicas para os processos de solicitação e registro, assim como também como os tipos de uso de direitos de PI. A coleta de dados pode abranger tanto o uso de tipos específicos de PI quanto a importância dos diferentes tipos de PI e outras estratégias para captar o valor das inovações.
Seguimos os parâmetros e diretrizes da ISO 56002, publicada em 2019, que visa organizar e gerir de maneira sistemática a inovação em organizações públicas ou privadas, possuindo oito pilares, sendo eles: Direção Estratégica, Liderança Visionária, Criação De Valor, Abordagem Ou Gestão De Processos, Adaptabilidade Ou Resiliência, Gestão Da Incerteza, Gestão De Insights e Cultura Colaborativa.
Com o objetivo de determinar melhores sequências com alvos vacinais, desenvolvemos a capacidade de sequenciar, com equipamentos de sequenciamento de última geração, e avaliar melhores sequências a partir de estudos de bioinformática para predizer possíveis alvos vacinas e auxiliar no desenvolvimento de novas vacinas.
Síntese e purificação de proteínas recombinantes, ácidos nucleicos, vetores virais não replicantes e patógenos atenuados. Temos todos os equipamentos e estrutura disponíveis para purificação de antígenos a partir de culturas de células, leveduras e cultivo bacteriano; realização de análises de pureza e outros testes analíticos dos antígenos purificados; realização de testes envolvendo a clonagem, purificação e análise de DNA e RNA; a prototipagem de vacinas para doenças humanas e veterinárias utilizando diferentes plataformas incluindo antígenos recombinantes, vacinas de DNA e RNA, vacinas de vetores virais e vacinas com patógenos atenuados. Toda essa infraestrutura está distribuída em quatro laboratórios no BHTec, sendo que laboratório 1 possui sala de cultivo celular certificada com nível de biossegurança NB2, uma sala de manipulação e análise de Biologia Molecular (DNA e RNA) e uma sala para Proteômica (espectrometria de massas); o laboratório 2 possui sala de cultura de leveduras e bactérias certificada com nível de biossegurança NB1, purificação e análise de proteínas e sala de ultrafreezers; o laboratório 3 possui uma sala de manipulação de amostras, sala de preparo de amostras para testes de PCR e RT-PCR e sala de testes rápidos com temperatura e umidade controladas; por fim, o laboratório 4 possui uma sala de microscopia e citometria de fluxo e uma sala de testes de ELISA.
Oferece a capacidade de formular fármacos e vacinas em sistemas nanoencapsulados e de liberação controlada. preparação de outros sistemas para formulação na base de ciclodextrinas, polímeros biodegradáveis e nanopartículas metálicas. A formulação de medicamentos e vacinas, visando melhores caraterísticas farmacocinéticas ou de entrega (“Delivery”) de antígenos vacinas é parte fundamental no desenvolvimento de novas terapias e vacinas. No intuito de, não apenas contribuir na produção de IFAs mas também de formulá-los de maneira adequada.
O desenvolvimento pré-clínico de fármacos e vacinas é fundamental para se definir áreas terapêuticas, melhores caraterísticas farmacocinéticas e guiar os ensaios clínicos futuros. Focando nas áreas terapêuticas de maior experiência de nossos membros, temos como objetivo disponibilizar modelos de doenças imunológicas (inflamatórias), doenças crônicas e degenerativas do sistema nervoso central, doenças cardiovasculares e doenças infecciosas (novas terapias e vacinas) para testes pré-clínicos.
Oferece a capacidade de testar, in vitro, modelos experimentais bem estabelecidos e de, a título de exemplo, avaliar a eficácia de novos fármacos por sua capacidade de impedir o crescimento destes microrganismos, além de avaliar o efeito sanitizante de algumas formulações e estudar o efeito do soro de indivíduos ou animais imunizados com novas vacinas.
Como o objetivo de apoiarmos o desenvolvimentos de novos radiofármacos, temos uma robusta infraestrutura de pesquisa, que inclui uma Unidade de Imagem Molecular que tem um PET / CT (D690 GE, 64ch CT, TofF) com quatro salas de injeção, imagem de espectroscopia de infravermelho próximo – sistema NIRS (NIRX, 32ch), sistemas de rastreamento ocular (óculos e desktop, SMI), estimulação magnética transcraniana aparelho (Magstim Super Rapid2), aparelho de estimulação transcraniana por corrente contínua – tDCS (Magstim / Newronika HDCkit), neuronavegação (ANT Visor 2) e contador de radiação gama (Hewlett-Packard) para uso em modelos experimentais e testes inicias em seres humanos.
A purificação de misturas complexas, resultantes da combinação de diversos produtos farmacêuticos com diferentes modos de ação, é essencial para obter produtos seguros e eficazes. Além de oferecer a capacidade de obtermos estruturas moleculares bem caracterizadas. A purificação de misturas complexas é um processo crítico na indústria farmacêutica, assegurando a qualidade e a confiabilidade dos produtos que chegam aos pacientes.